Menu

Ilhabela » Birdwatching

birdwatching-hospeda-ilhabela-ilhabela-convention

BIRDWATCHING

Atividade muito difundida em diversos países da Europa e nos Estados Unidos, a Observação de Aves ganha cada vez mais adeptos no Brasil, que é considerado o segundo maior país do mundo em diversidade de espécies, com mais de 1,8 mil aves catalogadas, perdendo apenas para a Colômbia, que ocupa o primeiro lugar da lista e abriga em seu território cerca de 20% das quase 10 mil espécies existentes no mundo.

Em nosso país, tamanha diversidade tem atraído cada vez mais a atenção de ecoturistas brasileiros e estrangeiros, que caminham por nossas matas com o intuito de avistar, ouvir e fotografar estes animais.

Formada pelo bioma mais rico em biodiversidade do planeta, a Mata Atlântica abriga uma importante parcela da avifauna brasileira, com mais de 600 espécies catalogadas, das quais cerca de 160 são endêmicas, ou seja, só existem por aqui. Estas características transformaram parte das cidades que compõem esta faixa em destinos perfeitos para a prática de Birdwatching.

É o caso de Ilhabela, que concentra em suas matas cerca de 320 espécies de aves, desde pássaros multicoloridos avistados com frequência nas trilhas e em jardins, como Saíras, Tiês, Tiribas, Saís, Bentevis e diversos tipos de beija-flores, até Tucanos de bico verde, bandos de Papagaio moleiro e Pica-paus. Nas regiões mais afastadas do centro urbano, protegidas pela natureza, vivem ainda algumas espécies ameaçadas de extinção, como o Macuco, a Jacutinga, o Gavião Pega Macaco e o Gavião Pombo pequeno, entre outros.

Se você já pratica a observação de aves e quer conhecer novas espécies ou pretender iniciar a atividade, Ilhabela oferece diversas trilhas e conta com monitores e guias especializados, aptos a conduzir os passeios, orientar os turistas e identificar as diferentes espécies. Consulte a Central de Monitores.

Foto: Décio Hoffmam

© 2014 - Hospeda Ilhabela - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Ilhabela Digital