Menu

Ilhabela » Parque Estadual

O Parque Estadual de Ilhabela:
PEIb foi criado em 20 de janeiro de 1977 para proteger uma área de 27.025 ha de Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados e ricos em espécies de fauna e flora do Planeta. Sua área corresponde a aproximadamente 85% do arquipélago de Ilhabela, formado pela Ilha de São Sebastião e outras 11 ilhas, 2 ilhotes e 2 lajes. É na Ilha de São Sebastião, de aproximadamente 337 km2, onde estão a área urbana do município e também a maior parte do Parque, cujos limites são definidos por cotas altimétricas que variam entre 0, 100 e 200 metros de altitude. Todas as outras ilhas, ilhotes e lajes são protegidos integralmente pela Unidade de Conservação.

Horário de Funcionamento:
Das 8h ás 17h de Segunda à Sexta-feira
Tels: (12) 3896-2585 / 1646

Centro de Interpretação Ambiental do Parque Estadual de Ilhabela (PEIb)

Criado em 2006, após a restauração do prédio histórico da “Antiga Cadeira e Fórum”, atual sede do Parque Estadual de Ilhabela, o espaço inferior foi estruturado para receber exposições com temáticas da cultura e da vida caiçara.

O tema da primeira exposição abordou a cultura caiçara através de imagens e textos sobre a forma de vida em cada comunidade como, por exemplo, das comunidades das Ilhas dos Búzios e Vitória e da Praia Figueira. Em 2008, uma nova temática foi abordada quando a exposição Faces da Ilhabela propôs a valorização da cultura caiçara através do artesanato local. O objetivo principal foi contar a vida caiçara através dos artesanatos produzidos nas comunidades e, o desafio começou na montagem da exposição que, aproveitando as qualidades artesanais dos funcionários do Peib, montaram a exposição. Hoje as seis salas abrigam a exposição Faces de Ilhabela e cada um dos parceiros trouxe um destaque. A Secretaria de Cultura de Ilhabela conta com um espaço onde é abordado a história dos primeiros habitantes indígenas e os primórdios da colonização e expõe peças arqueológicas encontradas pela arqueóloga Cintia Bendazzoli. Outros parceiros são a ONG Elementos da Natureza, que junto com a o Pés no Chão, expõe o trabalho realizado na comunidade ilhabelense e o antigo Aquário de Ilhabela que expõe espécies de animais marinhos in vitro. Em uma das salas podemos encontrar uma maquete pedagógica com os naufrágios e localizando as comunidades tradicionais. Outro trabalho muito interessante é o artesanato com garrafas pet e restos de poda – chamado de Mata Lúdica.  Associação do movimento afro-decente de Ilhabela (AMAI), em parceria com a Secretaria de Cultura de ilhabela, também tem um espaço para o resgate da cultura negra no município.

FONTE: SECRETARIA DO TURISMO DE ILHABELA E PARQUE ESTADUAL DE ILHABELA 

© 2014 - Hospeda Ilhabela - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Ilhabela Digital