Menu

Receptivos » Trilhas

Trilhas:

ÁGUA BRANCA

Uma série de cachoiras e poços pontuam os 2.500 m da trilha da água branca, uma espécie de vitrine do Parque Estadual de Ilhabela, totalmente preparada para que os visitantes possam se divertir sozinhos, sem sustos, e com toda a informação necessária sobre a Mata Atlântica.
A pouco mais de 200 m do início da caminhada, o Poço da Pedra recebe os visitantes anunciando as outras surpresas que a trilha promete.
Além desse, ainda há mais 2 poços grandes, como o da Escada, e uma série de outros menores, para um refresco durante sua caminhada.
Onde está no centro da Ilha, no caminho que leva a Castelhanos, 4 Km após o início da estrada como chegar: saindo da balsa, entrando na rotatória à esquerda e rumando para o norte da Ilha pela av. Princesa Isabel, entrar à direita na av. Vicente F. Lima, que ´a estrada que leva a Castelhanos; andar cerca de 4 Km até chegar à guarita;estacionamento no local.

BAEPI

Pico do Baepi, com 1.048 mts. de altitude, é a 5ª montanha mais alta de Ilhabela, litoral norte de São Paulo. E a mais fácil de ser atingida. Este pico, mesmo não sendo o mais alto da Ilha Bela, destaca-se mais de qualquer outro por ser visto de diferentes angulos. O seu enorme paredão rochoso com mais de 150 metros, voltado para a cidade de Sao Sebastiao foi escalado uma única vez na decada de 1980. Leva umas 3 ou 4 horas de caminhada puxada para subir, outras 2 horas para descer.
A Trilha do Pico do Baepi é toda praticamente um aclive só, existem muitos trechos com degraus, firmemente escorados e à prova de erosão, com exceção de dois ou três segmentos pequenos, quase chegando ao cume. Todo o trajeto é bem sinalizado, com algumas placas de madeira que, além de altitudes e distância percorrida ou a percorrer, contém alguns nomes de árvores e informações de cunho educativo-ambiental.

BONETE

A empreitada requer boa forma física e se possível um pernoite na Praia do Bonete (há acomodações). A partir da Ponta da Sepituba, onde há um estacionamento, os 13 km de trilha são bastante acidentados e atravessam duas cachoeiras (Lage e Areado) que são ótimas paradas para descanso. A ida leva de três a quatro horas de caminhada.

CACHOEIRA DO GATO

O acesso é pela Praia dos Castelhanos e não é dos mais fáceis, são cerca de 40 minutos de caminhada em trilha, mas vale a pena. A cachoeira tem 50 metros de queda, formando piscina naturais de águas transparentes.

TRÊS TOMBOS

Essas três quedas são das mais fáceis de serem alcançadas e é possível estacionar o carro a poucos metros, e das mais agradáveis para banhos da Ilha.
A primeira queda, que aparece na foto acima, já recebe o visitante com uma forte ducha, com mais de cinco metros de altura, e um poço profundo, com cerca de 100m2. As duas quedas mais ao alto são alcançadas por uma trilha com um total de 400 m de extensão.
A segunda queda é pequena, e dá acesso à laje por onde escorre a água que alimenta a primeira ducha. As pedras escorregadias tornam esse local extremamente perigoso.
A terceira é a maior das três quedas. Um paredão rochoso de mais de 20 m de altura, de onde a água despenca com bastante força, caindo diretamente sobre as pedras. Não há poço para mergulho, mas á possível aproveitar a ducha caminhando sobre as grandes pedras.

 

© 2014 - Hospeda Ilhabela - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Ilhabela Digital